terça-feira, 27 de janeiro de 2009

E no início era o ...

Para os taoístas, antes do início do Universo havia um estado de vazio total. Neste estado primordial nada existia. O conceito de tempo não se aplicava aqui porque não havia nada para medir, apenas existia o vazio. Os antigos taoístas deram-lhe um nome.
Chamaram-lhe de Wuji (Wu Chi).
Wuji significa o “estado supremo do nada”, Ji significa começo e Wu é a negação, portanto Wuji significa antes do começo, ou seja, o grande vazio ou o nada.O símbolo que caracteriza o Wuji é o círculo com o ponto no centro. O círculo representa o infinito vazio que cerca o nosso ser e o ponto representa o vazio que existe no centro do nosso ser.
Apenas em quietude pode a nossa mente cultivar a sensação de centro e penetrar os seus mistérios.

Da
quietude nasce a criação.
Um taoísta chamado Ho Shang Kung (
150 A.C.) disse :
“Um dragão está quieto, por isso é capaz de transformar-se constantemente.
Um tigre está ocupado, pelo que morre jovem.”

Fiquem bem.
PJ

3 comentários:

  1. Estranho, ou talvez não, as semelhanças com o que a ciência oficial teoriza sobre o Universo, o seu nascimento, o 'antes', o 'lado exterior'...

    Um grande bem-haja

    ResponderEliminar
  2. É interessante como estas filosofias defendem que quanto mais alinhados estivermos com a nossa natureza, mais próximos estamos do estado de graça que, por exemplo, o Taoísmo defende. No entanto parece que cada vez nos é mais fácil ir contra essa natureza, o que é realmente um paradoxo.

    ResponderEliminar
  3. Exactamente 4 anos depois de aqui ter comentado o teu "post" sobre o Wuji, encontrámo-nos e falámos sobre este preciso tema (entre outras coisas). Coincidência?

    ResponderEliminar