quarta-feira, 4 de março de 2009

Serei normal ?

A questão da normalidade sempre me incomodou principalmente pela confusão em que é mergulhada. Para haver um normal deve existir um anormal já que é pela comparação que surge a classificação. O normal será o que segue a norma, a maioria, o que significa que num grupo de inteligentes o anormal é o estúpido e vice-versa ou seja o inteligente pode ser o anormal. A confusão começa quando se tenta juntar à definição de anormal a de menoridade. Temos indivíduos absolutamente geniais em certas áreas que têm dificuldades noutras, sejam elas de relacionamento, de expressão, etc. A anormalidade faz a civilização avançar, ou pelo menos mudar, mas é a normalidade que cria as condições para que isso suceda, são duas faces da mesma moeda. Não me parece particularmente importante, ou útil, estes tipos de classificações mas elas fazem parte da avaliação constante que fazemos, principalmente dos outros, e que nos cria a sensação de importância e conforto. Vamos aspirar a tornar a norma a anormalidade ou vice-versa.
Lá estou eu a classificar ...

Fiquem bem.
PJ

3 comentários:

  1. Eu pessoalmente sinto-me sempre bem, assim que me apercebo por qualquer motivo encaixar na categoria de anormal. Por mais insignificantes ou pouco importantes que sejam as ditas "classificações", a normalidade tende a ser por vezes aborrecida, e por oposto a anormalidade tem o seu quê de sedutor. Resumindo: sinto-me sempre bem naquele nosso pequeno grupo de perfeitos anormais, cada qual com a sua pancada. É reconfortante fazer parte de um grupo assim, por isso espero que continues a encaixar na minha classificação de "anormal". Um grande abraço, de anormal para anormal!

    ResponderEliminar
  2. Sempre considerei a 'Norma' como uma defesa castradora com que os supostos 'Normais' tentam isolar as diferenças que não compreendem, que impedem os seus pequenos domínios. Mas os 'Normais' nem se apercebem que muito do seu conforto e consumismo depende do que alguns 'Outsiders' vão lhes 'dando'.

    Um enorme bem-haja

    ResponderEliminar
  3. Como o normal neste blog é encontrar em cada post os comentários do Marco e do gajo, ao escrever aqui, tornei este post completamente anormal, certo?
    Dado que eu também não me considero uma pessoa muito normal, começo mesmo a achar que o normal é ser-se anormal ou, dizendo de outra forma, os anormais são normais...agora fiquei baralhado!

    Um abraço,
    PO
    (outro anormal)

    ResponderEliminar